13/02/2012

Melancholia

Inspirada por este post, eu resolvi desenhar uma cena de um filme que eu vi ontem e coloquei entre os favoritos, "Melancholia".
Eu comecei desenhando livremente no photoshop e pensando toda hora, "essa m**** não vai chegar a lugar nenhum!!" mas insisti, justamente o contrário do que eu sempre faço que é falar uns trocentos palavrões e amassar o papel com muita raiva, no caso fechar vigorosamente o computador...
No final das contas terminei o desenho e saiu melhor do que eu pensava apesar de muito pior do que eu queria... é tipo rabisco, mas eu queria um rabisco mais cheio de personalidade..
De qualquer forma esse é um exercício que eu tenho que treinar com mais frequência, sem muita autocrítica ou ansiedade, desenhar por desenhar, tentar formas diferentes, materiais diferentes, sem medo de "macular"um sketchbook novinho ou um papel mais caro, e se errar tentar trabalhar com o erro, com a mancha.
Eu tenho o livro "O Diário de Frida Khalo"e lá é bem legal de ver como ela faz exatamente isso, destemidamente, o resultado é sempre muito incrível. Legal pra se inspirar.
Outra coisa legal pra se inspirar nesse sentido é o filme "O Mistério de Picasso", e ver a forma livre com que ele desenha,  descompromissadamente, no melhor estilo zecapagodinhoesco deixa a vida me levar. Ele é incrivelmente autoconfiante, claro afinal ele é o Picasso, mas é bom de observar como isso o permite trabalhar com fluidez, ele chega a errar e não gostar de algum trabalho, mas não faz disso um obstáculo.
Eu sei que são dois grandes artistas plásticos e não ilustradores, mas se os fins não são os mesmos a essência é, pelo menos é o que eu acho...;)

0 comentários:

Postar um comentário

Busca